Flexibilidade: aulas makers de acordo com a necessidade de cada escola

Flexibilidade: aulas makers de acordo com a necessidade de cada escola

Sabemos que cada escola tem sua própria realidade, e é importante oferecer uma metodologia capaz de se adequar a cada cenário distinto. Liberdade, aqui, também é palavra-chave.  

É por isso que no Nave à Vela contamos com a flexibilidade, com aulas modulares e adaptáveis de acordo com a necessidade e a grade de cada instituição. Nossos materiais didáticos incluem livros físicos, kits criativos e acesso à plataforma digital. E contamos com coleções específicas, de acordo com o segmento do aluno.  

Porém as nossas coleções foram construídas sobre uma lógica modular que permite a cada escola organizá-las dentro do ano letivo da forma que preferir (por exemplo, para trabalhá-las em conjunto com outras disciplinas e reforçar as conexões entre elas”, explica Alexandre Cleaver, nosso editor de Produto & Desenvolvimento. 

Assim, cada aula funciona como uma unidade; não há uma ordem específica ou ideal em que devem ser dadas. “A exceção a essa regra é o “Decole nas Ideias”, voltado para o Ensino Médio, que, por trabalhar com processos criativos que pressupõe fases concatenadas, não pode ter suas aulas remanejadas. Porém, cada módulo (que é composto de 9 aulas de 90 minutos de duração) tem a duração de um semestre e a forma como a escola vai organizar os módulos dentro de um ano letivo é flexível”. Destaca Cleaver.

Ele lembra, ainda, que cada uma das nossas aulas possui etapas bem-definidas, o que também ajuda cada escola a se organizar a partir dos tempos que possui na grade curricular. “Por exemplo, muitos parceiros dividem as aulas de 90 minutos em duas de 45 minutos sem que haja prejuízo à experiência dos alunos”.

O maker é uma realidade

As atividades maker estão presentes em todos os materiais do Nave, trabalhando temas conectados ao universo do aluno, considerando sua faixa etária.  Assim as coleções seguem diferentes abordagens:

      • Engenhocas (Ensino Infantil): o Maker brinca para conhecer a realidade.
      • Guia do Inovador das Galáxias (1ª a 4ª série do Ensino Fundamental): o Maker investiga a realidade.
      • Missão Maker (5ª a 9ª série do Ensino Fundamental): o Maker questiona a realidade.
      • Decole nas Ideias (Ensino Médio): o Maker transforma a realidade.

Vale lembrar que todas as coleções partem da nossa BCCI, que é a nossa Base Curricular para Cultura de Inovação, metodologia exclusiva do Nave à Vela que embasa todo o conteúdo pedagógico e está conectada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O que achou?

comentários