Como a prática mão na massa se tornou uma poderosa ferramenta de aproximação da escola com os pais

Um dos desafios que os educadores enfrentam é como aproximar os pais da escola. Entretanto, através do maker é possível tornar esse processo muito mais simples e enriquecedor para as famílias e alunos.

A Cultura Maker  promove a prática de atividades mão na massa, sendo uma poderosa ferramenta para gerar valor e como aproximar a família da escola. 

Por meio dessa metodologia, os pais podem se envolver muito mais na aprendizagem dos alunos, participando e interagindo com eles durante as atividades mão na massa. 

Quer saber como aproximar os pais da escola? Então confira 3 formas de usar o maker para facilitar esse processo!

1. Como aproximar os pais da escola: concursos ou desafios utilizando o maker e o Nav Digital

Uma forma eficiente de aproximação da escola com os pais, é investir em atividades competitivas que os façam ajudarem seus filhos, como por exemplo concursos e gincanas maker. 

Essas atividades são  uma ótima ferramenta de aproximação da escola com os pais e para o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ao 9º ano. 

Com o incentivo promovido pelo concurso e a participação dos pais, os alunos conseguem desenvolver os projetos e desafios propostos pelo concurso. Dessa maneira, é possível motivar e incentivar a cooperação e criatividade dos alunos e famílias. 

Quer conhecer os projetos e o concurso maker do Colégio Plus? Então confira:

Clique aqui

NAV Digital: plataforma online e gratuita de atividades maker

O NAV Digital é uma plataforma online e gratuita, que também pode ser utilizada para aproximar os pais da escola, através de atividades mão na massa disponibilizadas em vídeos com duração de 50 minutos cada. 

Essa é uma forma de ter acesso à cultura maker em casa, com atividades que permitam o aprendizado além da sala de aula e com a participação da família. A plataforma também fornece boas  ideias para concursos maker.

A plataforma é dividida em atividades para 2 grupos de alunos do ensino fundamental:

  • Anos iniciais: alunos do 1º ao 5º ano.
  • Anos finais:  alunos do 6º ao 9º ano. 

Para cadastrar a sua escola e começar a usar o Nav Digital é só seguir um passo a passo bem simples, confira:

Clique aqui

2. Aulas ao vivo das camadas digitais também aproximam os pais da escola

As camadas digitais maker, como as do Nave à Vela, são poderosas ferramentas de como aproximar a família da escola. 

Além de serem utilizadas nas aulas e deixá-las mais interativas e interessantes para os alunos, essas plataformas digitais também são uma forma da família participar desse processo em casa.

O Nave à Vela possui camadas digitais que trabalham o maker de forma inovadora, conforme a série e faixa etária dos alunos. Confira algumas delas:

Coleção Engenhocas: para alunos de 3 a 5 anos

A coleção Engenhocas é voltada para crianças de 3 a 5 anos, por meio da contação de histórias, o aluno consegue interagir e fazer parte da história de forma lúdica. 

O aluno desenvolve sentimentos, emoções e o maker das crianças, com os kits criativos contidos na coleção  Engenhocas. 

O professor consegue trabalhar o maker dentro da sala de aula com as atividades propostas no Engenhocas. Em casa, os pais também conseguem se aproximar da escola e aprendizagem dos filhos através dos livros da coleção e do Engenhocas Digital.

Engenhocas Digital: atividades maker além da sala de aula 

Se antes os pais de crianças entre 3 a 5 anos tinham dificuldade de participar do início do processo de aprendizagem, com as atividades maker da coleção e do Engenhocas Digital, isso mudou. 

Com o aplicativo do Engenhocas Digital, que é voltado para aproximar as famílias da escola, é possível ter acesso a aulas, contação de histórias e atividades maker em casa. 

Quer assistir uma aula ao vivo do Engenhocas Digital? Então confira:

Clique aqui 

Guia do Inovador das Galáxias e GIG Digital

O Guia do Inovador das Galáxias e a sua camada online, GIG Digital,  foram desenvolvidas para alunos do 1o ao 4o ano do ensino fundamental.

Com elas, os alunos se desenvolvem e aprendem através de vídeos de contextualização, sempre com uma linguagem apropriada a cada faixa etária e atividades mão na massa que o aluno pode realizar em casa. 

Todos os anos possuem atividades mão na massa diferentes, sendo as do 1o ao 3o ano realizadas através da contação de histórias.

Quer assistir uma aula ao vivo do Guia do Inovador das Galáxias? Então confira:

Clique aqui

Coleção Missão Maker e camada digital

A Coleção Missão Maker promove a educação híbrida  e mão na massa para alunos do 5º ao 9º ano nas escolas parceiras do Nave à Vela. A  Coleção é composta:

  • Livros didáticos com linguagem voltada para o aluno e desafios 
  • mão na massa para estimular a criatividade e construção de projetos autorais
  • Camada digital (Conexão Maker) para estimular ainda mais a autonomia 

Conexão Maker

A plataforma digital da Coleção Missão Maker — Conexão Maker, permite a aprendizagem de forma inovadora e híbrida, online e offline, na escola e em casa. 

As competências desenvolvidas com o uso da Coleção Missão Maker e plataforma digital:

  • Intenção criativa
  • Pensamento complexo
  • Construção colaborativa
  • Curiosidade artístico-científica

Quer aproximar os pais da escola através do Missão Maker? Então confira a aula ao vivo:

Clique aqui

3. Separe um momento da reunião de pais para desafiar as famílias com alguma atividade mão 

Para que as famílias possam ver o valor do maker na aprendizagem dos alunos, é imprescindível colocá-las em contato com a Cultura Maker, através de atividades mão na massa.

Uma ideia é separar um momento da reunião de pais para desafiar as famílias com alguma atividade mão na massa. Utilize materiais simples e faça uma atividade mão na massa rápida. 

A atividade deve demonstrar como essa metodologia é poderosa para o aprendizado, desenvolvimento e solução de problemas de maneira inovadora e criativa — competências cada vez mais exigidas no mundo atual.

Gostou de descobrir como prática mão na massa se tornou uma poderosa ferramenta de como aproximar os pais da escola e as 3 formas de utilizá-la?

Então deixe um comentário e nos conte quais as formas mão na massa que a sua escola já utiliza ou gostaria de utilizar! 

O que achou?

comentários