Como a prática mão na massa se tornou uma poderosa ferramenta de aproximação da escola com os pais

Um dos desafios que os educadores enfrentam é como aproximar os pais da escola. Entretanto, através do maker é possível tornar esse processo muito mais simples e enriquecedor para as famílias e alunos.

A Cultura Maker  promove a prática de atividades mão na massa, sendo uma poderosa ferramenta para gerar valor e como aproximar a família da escola. 

Por meio dessa metodologia, os pais podem se envolver muito mais na aprendizagem dos alunos, participando e interagindo com eles durante as atividades mão na massa. 

Quer saber como aproximar os pais da escola? Então confira 3 formas de usar o maker para facilitar esse processo!

1. Desafio Maker

Uma forma eficiente de aproximação da escola com os pais, é investir em atividades competitivas que os façam ajudar seus filhos, como por exemplo o Desafio Maker.

Uma proposta do NAV para engajar famílias, alunos e escolas e apresentar na prática o que é a cultura maker e todos os seus benefícios.

No Desafio Maker, fazemos parceria com as escolas para que alunos e famílias possam colocar a mão na massa, com atividades exclusivas para cada segmento escolar, onde os alunos são desafiados a cumprirem as missões e divulgarem os resultados!

Tudo dentro da Espaço.NAV, nossa plataforma digital exclusiva, com tutoriais e instruções para cada desafio!

Essas atividades são uma ótima ferramenta de aproximação da escola com os pais e para o processo de aprendizagem dos alunos. 

Clique aqui e confira uma matéria especial com depoimentos de algumas escolas que realizaram o Desafio Maker de 2021.

1. Aulas ao vivo das camadas digitais também aproximam os pais da escola

As camadas digitais maker, como as do Nave à Vela, são poderosas ferramentas de como aproximar a família da escola. 

Além de serem utilizadas nas aulas e deixá-las mais interativas e interessantes para os alunos, essas plataformas digitais também são uma forma da família participar desse processo em casa.

O Nave à Vela possui camadas digitais que trabalham o maker de forma inovadora, conforme a série e faixa etária dos alunos. Confira quais são elas:

Coleção Engenhocas: para alunos de 3 a 5 anos
Por meio da contação de histórias, o aluno consegue interagir e fazer parte de de forma lúdica e criativa.  Durante as aulas da coleção, o aluno desenvolve sentimentos, emoções e habilidades maker, com os kits criativos para que eles possam montar artefatos que darão ainda mais vida às histórias que estão sendo contadas e serão ferramentas de exploração ao longo da aula.

O professor consegue trabalhar o maker dentro da sala de aula com as atividades propostas no Engenhocas. Em casa, os pais também conseguem se aproximar da escola e aprendizagem dos filhos por meio das atividades no aplicativo Engenhocas Digital.

Com o aplicativo do Engenhocas Digital é possível ter acesso a aulas, contação de histórias e atividades maker em casa.

Quer assistir uma aula ao vivo do Engenhocas Digital? Então confira aqui.

 

Espaço.NAV
A Espaço.NAV é a nossa plataforma digital exclusiva, repleta de conteúdos e recursos multimídia para uma aprendizagem ainda mais atrativa e criativa.

Pensada para estudantes, professores, gestão escolar e famílias, por lá é possível acessar nossos recursos digitais como: livro do estudante e do educador, vídeos e conteúdos para enriquecer ainda mais as aulas e a experiência maker de todas as nossas coleções.

 

3. Separe um momento da reunião de pais para desafiar as famílias com alguma atividade maker

Para que as famílias possam ver o valor do maker na aprendizagem dos alunos, é imprescindível colocá-las em contato com a Cultura Maker, por meio de atividades mão na massa.

Uma ideia é separar um momento da reunião de pais para desafiar as famílias com alguma atividade, usando materiais simples.

A atividade deve demonstrar como essa metodologia é poderosa para o aprendizado, desenvolvimento e solução de problemas de maneira inovadora e criativa — competências cada vez mais exigidas no mundo atual.

Confira aqui algumas atividades gratuitas que podem ser utilizadas.

 

O que achou?

comentários