Como implementamos uma Cultura de Inovação nas escolas?

Implementar uma mudança pedagógica em uma escola não é nada fácil, não é mesmo? Nós, do Nave à Vela, sabemos disso. Por isso, criamos uma equipe focada em dar suporte à gestão escolar, professores, pais e alunos no processo de implementação de uma Cultura de Inovação nas escolas: o time de Inteligência Pedagógica. 

Com isso, auxiliamos as escolas parceiras no processo de concretização de uma Cultura de Inovação e preparamos todos os atores envolvidos nesse processo.

“A Cultura de Inovação dentro da escola é o que preparará as crianças e jovens para este ambiente desafiante e em constante movimento que é nosso mundo atual”, comenta a coordenadora de Tecnologia da Escola Projeto Vida, Maristela Alcântara.

Implementamos uma Cultura de Inovação nas escolas por meio da nossa Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI), que propõe uma jornada de atividades mão na massa conectadas ao currículo da escola, com coleções que vão desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio. 

Nossa proposta é estruturada com base no tripé “tecnologia, desenvolvimento de habilidades e metodologias ativas”. Com ela, temos o intuito de desenvolver nos alunos um perfil inovador.

“O gestor pedagógico ajuda a integrar e adaptar o que faz sentido para cada escola, educador e grupo de alunos, adaptando o planejamento das aulas de acordo com cada contexto escolar”, conta nossa Supervisora de Inteligência Pedagógica, Luana Oliveira.

Como nosso time de Inteligência Pedagógica atua?

 

“O começo de um projeto é complexo, a escola não está acostumada com o espaço, tempo e formato de aula. Por isso, nós precisamos entender o contexto da escola, quais professores devem se envolver no início do projeto e definir o cronograma e integração curricular das aulas”, conta nossa Supervisora de Inteligência Pedagógica.

 

Quais são as etapas da implementação pedagógica de uma Cultura de Inovação?

Nós acreditamos no processo de cocriação com as nossas escolas parceiras. Por isso, nossos processos são estruturados e alinhados de acordo com os valores e realidade de cada local.

Para implementar uma inovação pedagógica, precisamos passar por algumas etapas. Confira quais são elas:

Cada ator é fundamental no processo de implementação de uma Cultura de Inovação dentro da escola. A nossa ideia é construir, em conjunto com as escolas, um aluno mais potente, autônomo e protagonista do seu processo educacional.

Com foco no fortalecimento do corpo docente, do Educador Maker e da coordenação para construirmos juntos uma rede de escolas que pensam e trocam ideias sobre inovação.

Quer saber mais sobre o nosso projeto e implementar uma Cultura de Inovação na sua escola? Fale com a gente!

O que achou?

comentários