Como o Maker ajuda no desenvolvimento do aluno?

Em um mundo em constante transformação, as escolas têm procurado cada vez mais se reinventar para se adaptar aos novos contextos. Por isso, muito se fala hoje em promover um aprendizado mais significativo, com foco no desenvolvimento do aluno. 

Pensando nisso, criamos a Coleção Missão Maker, nosso material didático para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Além de promover o aprendizado, ela fomenta o desenvolvimento do aluno, estimulando nele competências e habilidades necessárias para impulsionar a Cultura de Inovação. 

Sabe como?

Incentivando os jovens estudantes a colocar a mão na massa para aprender e construir projetos autorais. É assim que eles desenvolvem sua autonomia na construção do conhecimento, tornando-se protagonistas desse processo.

Mas o que compõe a Coleção Missão Maker?

Além da camada digital, esta coleção conta com montáveis para os desafios mão na massa e livros didáticos. Focados no professor, os livros têm instruções voltadas ao aluno, com uma linguagem que se adéqua à realidade e à faixa etária dele.

Além disso, todas as aulas da coleção têm links curriculares com a BNCC, e os temas abordados são relacionados ao universo maker. Ao todo, são 6 temáticas trabalhadas todos os anos, mas com níveis diferentes de complexidade, que aumenta conforme a idade do aluno.

A Coleção Missão Maker também traz desafios mão na massa que permitem aos alunos não só a construção de projetos autorais, mas sobretudo a do próprio repertório de conhecimento.

Coleção Missão Maker: para a escola e para o aluno

Um dos grandes benefícios da nossa coleção é a flexibilidade que ela proporciona às escolas. Com aulas modulares, o professor pode organizá-las da forma que melhor se encaixar no seu planejamento. 

Outra vantagem é a interdisciplinaridade que ela promove por meio do maker. A mesma aula e os projetos propostos nela abordam conteúdos curriculares de diferentes disciplinas. Entre outras competências, a interdisciplinaridade desenvolve o pensamento complexo, que ajuda o aluno a relacionar informações e contextos diferentes. Dessa forma, ele entende melhor o mundo que o rodeia. 

Confira a importância da interdisciplinaridade

Além disso, todos os projetos propostos são focados em desafios da sociedade e em como eles afetam as pessoas. Assim, a Coleção Missão Maker estimula no aluno um olhar mais inovador e empático, além de criar oportunidades para que ele aprenda a resolver problemas de forma criativa, a dividir tarefas, trabalhar em grupo e tomar decisões. Tudo isso com a mão na massa, claro!

Para construir os projetos autorais, os alunos são desafiados a pensar sobre catástrofes ambientais, mobilidade urbana, epidemias e pandemias, entre outros temas.

Uma forma de potencializar o desenvolvimento do aluno

A Coleção Missão Maker faz parte da Base Curricular para Cultura de Inovação (BCCI), nossa metodologia que promove 4 competências: a intenção criativa, construção colaborativa, pensamento complexo e curiosidade artístico-científica. Todas elas traduzem a essência do maker e conversam com as 10 competências que, segundo a BNCC, precisam ser estimuladas ao longo da educação básica.

Saiba mais sobre a BCCI e essas competências.

Assim, a Coleção Missão Maker prepara o aluno para a vida! Os desafios mão na massa não trazem apenas aprendizados que ficam na sala de aula. Eles permitem que o aluno desenvolva ainda mais sua autonomia, empatia e colaboração.

Promovemos tudo isso por meio de abordagens e ferramentas de aprendizagem, como a resolução criativa de problemas, o letramento tecnológico, a realização de problemas, a personalização da aprendizagem, a aprendizagem híbrida e a educação transmídia.  

Conexão Maker, a plataforma digital da Coleção Missão Maker

Nosso propósito com a coleção é também preparar os jovens para se adaptar às mudanças e encarar um mundo cada vez mais digital. Por isso, ela conta com a Conexão Maker, uma plataforma digital que possibilita uma aprendizagem híbrida (aulas online e presenciais). Com ela, o aluno consegue explorar na prática a cultura digital. 

A Conexão Maker faz parte da Coleção Missão Maker e, consequentemente, da jornada da aula. Nesse ambiente digital, é possível encontrar aulas de repertório e de projeto. 

As de repertório contam com vídeos de contextualização do tema abordado. E as de projeto apresentam um desafio que incentiva os alunos a colocarem a mão na massa em casa e construírem protótipos sozinhos. Assim, permitimos que o aluno desenvolva ainda mais sua autonomia.

Por uma educação mais significativa, com foco no desenvolvimento do aluno

Nossa missão é formar pessoas capazes de encontrar sua realização pessoal e de construir caminhos que transformem, de fato, o mundo ao seu redor. Por isso, nos reinventamos sempre para promover um aprendizado que transcende a sala de aula, respeitando a necessidade e as particularidades da sua escola.

Foi pensando nisso que criamos a Coleção Missão Maker! 

Conheça mais sobre essa coleção e nossos outros produtos!

 

comentários