Capacitação de professores, a imagem mostra uma professora feliz na frente de um notebook. Escola foto criado por freepik - br.freepik.com

Capacitação de professores: uma maneira simples de motivar seus professores e melhorar as aulas online.

Quando falamos de capacitação de professores, pensamos em aprimoramentos de habilidades, cursos, investimentos e nenhum tempo que gastaremos. O que não costumamos pensar é no quanto essa capacitação nos beneficia e, por isso, deixamos de nos informar sobre a vastidão de conteúdos gratuitos que a internet oferece para estarmos sempre aprimorando nossos conhecimentos, principalmente na educação. 

Muitas vezes a desmotivação é um dos grandes motivos de não irmos atrás dos conhecimentos, com medo do tamanho da mudança que virá.

Como podemos motivar professores que estão fora de sua zona de conforto e adaptá-los a esse novo modelo de ensino rodeado de tecnologia e inovação?

As enfrentadas enfrentadas no modelo EAD 

Acreditamos que a nova era do ensino online, apesar de nos dar muito conhecimento dia após dia, nos tira aquela relação mais sólida entre professores e alunos, onde existe uma conexão maior encontrada apenas em sala de aula. Sem isso, encontramos algumas dificuldades para nos comunicar com o uso de celulares, computadores e tablets.

Muitos professores e alunos sentem desmotivados com o novo modelo de ensino por causa do distanciamento e também com a falta de preparo para lidar com aulas online.

Estamos sendo obrigados a nos adaptar a esse ambiente diferente onde tudo é remoto, mas podemos buscar melhorias para que se torne o melhor para ambas as partes.

Conheça alguns cursos de capacitação de professores para auxiliares nessa jornada de ensino. 

Inovação no ensino para as aulas online e cursos gratuitos oferecidos pelo SEBRAE

Que estamos em um momento onde tudo é tecnologia todo mundo já sabe, mas agora, mais do que nunca, a tecnologia precisa estar dentro da educação. Por isso falamos constantemente sobre inovação, pois muitas vezes ela está relacionada diretamente à tecnologia. Ela nos tira da zona de conforto e nos leva para algo totalmente novo, sempre aprendendo a lidar com diferentes situações tendo que usar da nossa criatividade. Para isso podemos contar também com algumas metodologias de ensino que podem trazer a inovação para o dia a dia das escolas , além dos cursos que iremos falar.

Atualmente o Sebrae oferece cursos gratuitos para professores, são eles: 

  1. Curso de Tecnologia para a educação . O objetivo do curso é exatamente sobre o que falamos: promover adaptação e formação continuada para lidar com novas tecnologias. 
  2. Outro curso oferecido pelo SEBRAE que fala sobre inovação no ensino é o curso Inovação e o lúdico favorecendo os processos de aprendizagem . Trata-se de um curso para transmitir conhecimentos por meio de metodologias ativas como jogos e outras ferramentas inovadoras de ensino, muito parecido com a ideia da Cultura Maker como forma de inovação .
  3. Professor do futuro , um curso de ferramentas, metodologias ativas, educação moderna entre outros assuntos.
  4. Ensino híbrido para integralização curricular na educação básica fala sobre capacitar professores e gestores educacionais a planejar o ensino híbrido com direcionamento de futuro e legislação vigente.
  5. Educação 4.0: Sebrae e MEC , um debate sobre a educação no contexto da incorporação de novas tecnologias no cotidiano das pessoas e das instituições. A assim chamada Economia 4.0 demanda novas posturas e conhecimentos e, para isso, o curso reúne especialistas no tema.

Ambos os cursos agregam valor para as aulas online e servem como excelentes ferramentas de capacitação de professores. Os cursos são 100% gratuitos e emitem certificado digital.

Melhorando a capacitação de professores para as aulas maker a distância.

Ao se tornar uma parceira NAV, a escola tem acesso a um pacote de serviços exclusivos, o NAV +, para ajudá-la a desenvolver uma cultura de inovação, oferecemos uma Formação de Educadores,  inicial e contínua, para apropriação e aprofundamento metodológico.

Além da Formação de Educadores, os parceiros contam com:

Alinhamento com gestão pedagógica, atendimento constante, assessoria para o Espaço Maker, suporte de marketing e mais!

Conheça mais nossos produtos e metodologia aqui .

O que achou?

comentários