Desde o século XIX, ramos da biologia e da psicologia se debruçam sobre como funciona o processo de aprendizagem no cérebro das crianças. Grandes nomes como Piaget, Vygotsky e Henri Wallon, entre outros, levantaram a questão da importância de se aprender brincando.
Segundo esses estudiosos, o cérebro humano tem melhores respostas ao aprendizado em um ambiente mais lúdico.
Foi pensando nisso que elaboramos uma lista com 4 estratégias para intensificar o aprendizado dos seus alunos por meio de aulas mais divertidas.
Quer saber quais são elas? É só vir com a gente!
Apresente o conteúdo com histórias criativas!
Ao propor um tópico para a aula, tente abordá-lo de uma maneira que prenda a atenção dos seus alunos e desperte a imaginação. Uma boa forma para isso é criar uma narrativa que envolva os estudantes enquanto compartilha o conteúdo.
Assim, o conteúdo fica mais leve e os estudantes o absorvem mais, pois podem aprender brincando. Além disso, eles desenvolvem empatia, colaboração e estimulam a criatividade.
Integre o conteúdo no dia a dia do aluno!
Em 2010, Christopher Emdin, um professor da Columbia University, nos Estados Unidos, criou um programa chamado HipHopEd (link em inglês). Ele inseriu a cultura hiphop e o rap no ensino do conteúdo convencional das escolas de bairros negros norte-americanos.
Esses ritmos musicais eram muito presentes no cotidiano desses alunos, mas constantemente vistos como opostos à educação. O programa HipHopEd permitiu que muitas escolas organizassem batalhas de rap na sala de aula, com temas diversos envolvendo Ciências, Matemática e afins.
Com isso, os alunos têm a chance de aprender brincando, em um processo criativo e educativo. A melhoria nos resultados dessas escolas foi tão positiva que o projeto cresceu a ponto de já ser utilizado em muitos outros países.
Nas palavras de Christopher: “a educação não deve ser um meio de tirar o aluno de seu bairro. Mas exatamente o meio pelo qual o bairro melhora”.
Estimule seu aluno a aprender brincando!
É muito mais legal e fácil aprender quando entendemos a utilidade daquilo que estudamos. Se o aluno só tem acesso a fórmulas ou se é difícil visualizar na prática o que está sendo ensinado, ele vai absorver esse conhecimento de forma limitada.
Pensando nisso, as aulas makers do Nave à Vela propõe desafios. Eles estimulam o aluno não só a usar a criatividade para ressignificar os recursos disponíveis em casa, mas também a colocar a mão na massa para construir o próprio protótipo.
É assim que promovemos o aprendizado do aluno! Ao aprender brincando, ele vê sentido no conteúdo passado e acaba se engajando mais nas aulas da escola.
Incentive o protagonismo do aluno!
Ao elaborar uma aula, é sempre bom se certificar de que o aluno tenha um papel ativo no aprendizado. Colocá-lo como protagonista garante seu engajamento no processo enquanto desenvolve sua autonomia, sua autoconfiança e sua habilidade de tomar decisões.
Faz parte do protagonismo abrir um espaço para que o estudante dê feedbacks ao professor a respeito de sua metodologia. Saber que sua voz é ouvida e que sua opinião importa afeta diretamente o desempenho e o desenvolvimento dessas competências.
Os desafios mão na massa do Nave à Vela dão ao aluno o espaço necessário para que ele estimule a criatividade e desenvolva competências super importantes e exigidas no mundo atual, como protagonismo, autonomia, empatia e persistência.
Leia mais em: 7 dicas para deixar as aulas online mais participativas
Espaço.NAV possibilita que seu aluno aprenda brincando com o Maker!
São diversos conteúdos disponíveis para tornar suas aulas mais didáticas e divertidas e trazer à tona todo o potencial dos alunos entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental.
Com o Espaço.NAV, eles podem aprender brincando – e os educadores se divertem junto!
O fio condutor de todo o aprendizado Maker é incentivar o aprendizado de conteúdos escolares enquanto se estimula o desenvolvimento de competências necessárias para o mundo de hoje. No Espaço.NAV, buscamos a formação de indivíduos colaborativos, empáticos e aptos a transformar a sua realidade.
E tão importante quanto o aprendizado em si é garantir que o processo educativo está sendo suficientemente lúdico. Assim, os resultados são permanentes!
Curtiu? Conheça as aulas makers online: a proposta do Espaço.Nav para um aprendizado mais significativo (e divertido) em casa!
E leve o Espaço.NAV para sua escola!