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4 de julho de 2023
3 dicas para construir um espaço maker na sua escola
O novo perfil de alunos demanda das escolas e da educação um modelo pedagógico mais inclusivo, participativo e dinâmico.
Espaço Maker Escola

O novo perfil de alunos demanda das escolas e da educação um modelo pedagógico mais inclusivo, participativo e dinâmico. Essa é, também, a proposta do movimento maker, cujo objetivo é incentivar que as pessoas “coloquem a mão na massa”. E, com isso, estimular a criatividade.

Incorporar a Cultura Maker aos processos educacionais pode trazer uma série de benefícios para os estudantes e para a escola. Listamos aqui alguns pontos positivos relacionados a implementação da Cultura Maker no contexto escolar:

Maior interesse pelas disciplinas curriculares

É comum os alunos se sentirem desinteressados por não conseguirem  identificar aplicações dos conceitos mostrados em sala no seu dia a dia. Ao colocar a mão na massa, unindo  teoria e prática, os estudantes passam a compreender melhor a relevância dos conteúdos disciplinares, se engajando mais nas aulas.

Maior absorção do conhecimento

O aluno aplica o conhecimento teórico em atividades práticas, na resolução de problemas reais. Ao ser desafiado a colocar a “mão na massa”, o aprendizado por meio de experiências passa a ser o caminho natural para a absorção de conhecimento.

Aumento do estímulo ao empreendedorismo

Estudantes que trabalham com atividades baseadas em projetos conseguem ampliar suas percepções e entender que podem investir no desenvolvimento de seus próprios empreendimentos.

Desenvolvimento de novas competências

Trabalhar na elaboração de projetos estimula o desenvolvimento das famosas habilidades socioemocionais, cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e necessárias para enfrentar os desafios do século XXI.

Mas por onde começar?

Um gestor deve refletir sobre os seguintes questionamentos ao iniciar a montagem de um espaço maker:

  • Como a Cultura Maker vai se integrar com o contexto da escola?
  • Como dar significado pedagógico ao Espaço Maker?
  • Quem serão os usuários desse espaço?
  • O que será feito por esses usuários?
  • Quais séries e quais professores trabalharão lá?
  • Quais materiais serão utilizados, inicialmente?

Quem são os parceiros que podem me ajudar a viabilizar esse projeto?

Implementar novas formas de ensinar é um desafio para a criação de um espaço maker nas escolas. Para o espaço funcionar bem, é preciso haver uma mudança metodológica na abordagem dos conteúdos.

As pessoas devem vir em primeiro lugar. Um ponto a ser observado é a mudança de atitude dos professores. Depois devem ser consideradas as atividades que serão realizadas no local e, por último, deve-se organizar e montar o espaço em si.

Confira 3 dicas práticas para criar um espaço maker

A montagem de um espaço  maker exige planejamento e atenção aos detalhes. É preciso adequar as atividades que serão desenvolvidas aos equipamentos e ferramentas. Confira as dicas:

1 – Organize o espaço

Alguns critérios importantes devem ser levados em conta ao organizar os equipamentos e ferramentas no espaço.

TAMANHO DO LOCAL

Uma preocupação crucial é em manter uma circulação adequada no ambiente para que as pessoas circulem facilmente em direção às ferramentas e à própria bancada de trabalho. Um espaço de 60m², por exemplo, seria adequado para um grupo de 20 pessoas trabalharem. A dica aqui é considerar cerca de 2 m² por pessoa que irá utilizar o espaço maker.

DISPOSIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS

Basicamente, há dois critérios a serem seguidos neste quesito. Primeiro, os equipamentos e ferramentas devem estar na periferia do espaço. O centro deve ficar livre para as pessoas se locomoverem. Por isso, mesas e bancadas não podem ser fixadas ao chão, pois poderão ser realocadas conforme a necessidade do grupo. Outro aspecto importante é alocar as “ferramentas  barulhentas” o mais distante possível das “silenciosas”.

ARMAZENAMENTO DE PROJETOS

Em uma escola, a maioria dos projetos iniciados não serão finalizados no mesmo dia. Portanto, ao planejar o espaço é importante reservar um local para abrigar os projetos em andamento.

2 – Adquira as ferramentas

A escolha das ferramentas que estarão disponíveis no espaço exige reflexão. É preciso analisar: quais ferramentas serão realmente importantes para o propósito do espaço maker na escola e quais terão uso mais recorrente.

Com isso em mente, gestores e professores podem iniciar a aquisição de equipamentos. Para facilitar, elencamos uma lista com as ferramentas mais úteis. Essas ferramentas são divididas em quatro grupos, sem hierarquia, mas que são usadas para ajudar a alocar os equipamentos e ferramentas dentro do espaço. Confira:

1° camada

MÁQUINAS DE FABRICAÇÃO DIGITAL

  • Impressora 3D
  • Cortadora a laser
  • Cortadora de vinil
  • Roteadora CNC
  • Fresadora

2° camada

FERRAMENTAS MANUAIS E ELÉTRICAS

  • Chave de fenda
  • Chave de boca
  • Alicate
  • Martelo
  • Broca
  • Tesoura
  • Réguas
  • Serrote
  • Furadeira vertical
  • Furadeira morsa
  • Serra tico-tico
  • Lixadeira
  • Trena

3° camada

PARTE ELETRÔNICA

  • Soldas e componentes
  • kits de robótica
  • Placas

4° camada

SOFTWARES

  • Softwares para programação
  • Softwares para modelagem (2D/3D)

Além disso, há materiais de papelaria e informática que também serão muito usados:

  • Cartolinas
  • Tinta
  • Cola
  • Pincéis
  • Post-it
  • Fita dupla face
  • Papelão
  • Caneta hidrográfica colorida
  • Régua
  • Estilete
  • Tesoura
  • Computadores
  • Tablets
  • Sucata (restos de acrílico,madeira, equipamentos velhos e quebrados — computadores, impressoras…)

3 – Oriente o uso do espaço

Ter um espaço maker na escola exige alguns cuidados básicos. Alunos, professores e monitores devem respeitar tanto as recomendações de segurança quanto o vestuário adequado — que ajuda a proteger o corpo durante o trabalho no local.

Listamos aqui algumas recomendações para ajudar a sua escola a garantir mais segurança:

Recomendações de vestuário:

  • Calças compridas (ou bermudas longas, abaixo do joelho)
  • Sapatos fechados
  • Cabelos longos presos com coque e rede
  • Acessórios como colares, pulseiras, relógios e brincos devem ser retirados, assim como agasalhos amarrados na cintura
  • Cadarço dos tênis e sapatos nunca soltos

Equipamentos de proteção necessários:

  • Óculos de proteção
  • Luva tricotada
  • Luva latex
  • Protetor auricular (caso haja máquina com alto ruído)
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