marketing digital para sua escola

Como aumentar presença da sua escola na internet através do Marketing digital?

Captação de novos alunos e fortalecimento da instituição enquanto marca. Estes são apenas dois dentre os muitos benefícios que o Marketing Digital pode trazer para as escolas. Um bom posicionamento online pode inclusive conquistar um lugar de referência no segmento de educação.

A maioria dos gestores hoje sabe que não possuir uma presença online é limitar o alcance de uma organização. Para estabelecimentos de ensino a regra não é diferente. Quer descobrir como aumentar a presença da sua escola na internet através do Marketing Digital?

Reunimos nesse artigo alguns elementos fundamentais para o sucesso desta empreitada. Alguns pontos para se atentar antes de qualquer coisa:

  • Garanta que o perfil do público-alvo esteja bem delineado para o planejamento das suas campanhas;
  • Tenha bem delimitado as características diferenciais da sua instituição;
  • Adéque à sua comunicação à linguagens certa para atrair de forma eficaz o público desejado.

Vamos então aos caminhos para aumentar a presença da sua escola na internet?

Aposte no Marketing de Conteúdo

Ao buscar um determinado serviço na internet o consumidor atual não deseja ser bombardeado pelas campanhas publicitárias tradicionais. O que ele procura acima de tudo é informação relevante e de qualidade. Sejam artigos, notícias, e-books, vídeos ou demais materiais educativos. É produzindo esta variedade de conteúdos que o seu público-alvo poderá ser conquistado no mercado contemporâneo.

Para que estas estratégias terminem captando novos alunos é importante conhecer os estágios do funil de vendas. Divididos entre topo, meio e fundo, estas etapas correspondem à proximidade do cliente da decisão de escolher pelo seu serviço. Para cada uma das fases do funil o conteúdo apresentará um direcionamento diferente. Este percurso deve se finalizar com a compra, neste caso, a matrícula do aluno.

Para iniciar essa estratégia, faça um exercício interno de entender porque os pais atuais escolheram sua escola? Outra reflexão é entender porque pais interessado não fecharam? Quais as principais dúvidas que ficam durante a escolha da escola? Essas perguntas são uma forma de levantar ideias para as pautas que sua escola pode trabalhar no marketing de conteúdo.

Aproveite a sua produção de conteúdo também para manter o interesse de quem já estuda na instituição. Inclusive as redes sociais são particularmente eficazes para este fim.

Redes sociais são fundamentais

Todos os alunos, assim como os seus pais, estão presentes em uma ou mais redes sociais. Aproveite para nutrir a fidelidade destas pessoas à sua escola. Para aumentar sua presença digital, divulgar atividades da escola como eventos, ações, e depoimento de pais e alunos,  através das redes sociais é uma boa prática. Contudo, saiba adequar a sua mensagem à rede em questão. Facebook, Twitter, Instagram, cada rede precisa de uma configuração específica de forma e linguagem.

A produção de vídeos é outro recurso para se investir em campanhas digitais. Hoje este formato é responsável pelo engajamento mais intenso que podemos encontrar nas redes sociais. São uma alternativa para a sua escola: depoimentos, vídeos institucionais ou até mesmo informativos. Apenas atenção na hora de divulgar este material. Links do Youtube publicados no Facebook, por exemplo, podem diminuir o seu alcance. Conheça sempre o local e a forma adequada para a transmissão do seu conteúdo.

Outras ferramentas e técnicas de Marketing Digital para aumentar presença na internet

Há ainda muitas ferramentas que podem ser exploradas para aumentar a presença da sua escola no ambiente digital. Um exemplo são as técnicas de SEO que vão ajudar a posicionar a sua instituição de forma orgânica nas buscas do Google. Elas podem ser utilizadas em combinação com o AdWords, os links patrocinados da plataforma. Trata-se de um arranjo que impulsiona a sua escola em um momento inicial, mantendo posteriormente a boa posição nos resultados de pesquisas.

Parece muita coisa? Comece pelo básico e vá avançando:

Estratégias Básicas:

  • Tenha um site com design responsivo. Pois boa parte dos acessos à internet no Brasil hoje acontece através de dispositivos móveis.
  • Produza conteúdo de qualidade.
  • Mantenha sua página do Facebook e outras redes atualizada,

 

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Marketing de conteúdo para escolas

 

Estratégias Avançadas

  • Otimize seus conteúdos para SEO
  • Faça anúncios no Facebook
  • Faça anúncios no Adwords.

Tendo as recomendações deste artigo como princípio a sua escola captará mais alunos e manterá fiéis aqueles já conquistados. Além disso, o uso das estratégias apontadas aqui auxiliam na consolidação da autoridade e credibilidade da instituição. Definindo bem as suas estratégias de Marketing Digital os resultados podem ser observados no médio prazo.

 

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