Maker Faire e Cultura Maker

Maker Faire 2018: Cultura Maker e muita mão na massa!

 

Anote na agenda! A primeira edição brasileira da Maker Faire acontece dias 3 e 4 de novembro, no Rio de Janeiro! Com entrada gratuita, a feira é referência global quando o assunto é Cultura Maker ao trazer diversas invenções e atividades mão na massa!

Durante os dois dias, você vai poder compartilhar ideias e projetos, além de entender ainda mais como a Cultura Maker se relaciona com diversas áreas! Algumas delas são arte, tecnologia, robótica, realidade virtual, inteligência artificial, impressão 3D, ciência, artesanato, engenharia, design e música.

Com um conteúdo para gestores, pais e estudantes, a Maker Faire é um espaço de experimentação, aprendizado e diversão. Quer ainda mais motivos para marcar presença? Confira abaixo:

 

1. A imaginação é o limite na Maker Faire!

A Maker Faire teve início em 2006 na Baía de São Francisco! A feira se tornou tão popular que, anualmente, 200 mil pessoas participam no evento em São Francisco e Nova Iorque.

Vale lembrar que, em 2017, foram 190 pequenas “Maker Faires” produzidas e mais de 30 em grande escala ao redor do mundo! Além do Brasil, Tóqui, Roma, Paris, Berlin e outros locais receberam a feira.

 

2. A Cultura Maker já faz parte do nosso cotidiano!

Provavelmente você já colocou a mão na massa para consertar, construir e modificar algum objeto ou projeto! Isso é Cultura Maker!

A Maker Faire vai ser uma oportunidade de você enxergar isso através de outra ótica! A de que inovação e tecnologia podem abrir um leque maior de soluções para sua casa, comunidade ou escola.

 

3. Maker Faire para todos os públicos

Quem não gosta de aprender se divertindo!? Na Maker Faire, você vai conhecer projetos inovadores e que contemplam o conceito do “Do It Yourself” (Faça Você Mesmo).

Por lá, será possível entender como criar instrumentos musicais digitais e até a importância de reciclar lixo eletrônico. Até mesmo competição de robôs é uma das atrações da feira!

criança em atividade maker

Crianças de diferentes idades podem criar seus projetos apresentar durante a feira

Sem contar que a Maker Faire é um evento principalmente para o público infantil, que representa 50% do total de participantes.

Tanto que duas escolas parceiras do Nave à Vela irão exibir projetos desenvolvidos por seus alunos! É uma forma de mostrar que as crianças podem ser protagonistas na construção de seu aprendizado, desenvolvendo competências para o século XXI.

 

4. Nave à Vela na Maker Faire

E o que vamos mostrar na Maker Faire? Nosso Product Designer, Tadeu Omae, vai palestrar sobre “Como utilizar a Cultura Maker para construir novas práticas de ensino”.

No domingo (4), você vai poder entender a Cultura Maker como uma ferramenta para que o aluno possa explorar o que existe além da sala de aula!

O que isso significa? Entender os mecanismos e ferramentas proporcionados pela Cultura Maker para que o aluno possa realizar projetos e protótipos criativos e inovadores, propondo soluções para o seu ambiente – seja escola, lar ou comunidade.

Bateu a curiosidade? Você pode até conferir uma prévia desse assunto em um dos textos que já produzimos aqui nosso blog.

 

O que esperar da Maker Faire 2018!?

Bem, agora que já demos motivos para você ir na Maker Faire, é hora de saber o que esperar da feira! Além de inúmeros projetos e exposição de invenções maker, espere por um ambiente lúdico!

A programação da Maker Faire conta com workshops, oficinas, palestras e demonstrações, além de atividades culturais. O legal é que os encontros são de curta duração, o que permite montar uma agenda legal para aproveitar o máximo de conteúdo!

Além disso, é uma oportunidade para saber como outras empresas estão incluindo a Cultura Maker no cotidiano, principalmente as do setor da educação.

Então pegue o papel e a caneta e comece a se planejar para a Maker Faire! A programação completa você confere clicando aqui. Já o ingresso gratuito você adquire neste link.

Não deixe de participar da nossa palestra, no domingo (4). Assine também nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do Nave à Vela e da Cultura Maker!

comentários