Espaço maker na escola

O que você está esperando para implementar um espaço maker na sua escola?

 

Aposto que você já ouviu falar sobre o Espaço Maker. E aqui mesmo no Nave à Vela já escrevemos sobre esse ambiente e a importância dele para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes.

Mais do que uma simples tendência na área da educação, o tema e a Cultura Maker foram destaques na 25ª edição da Bett Educar, maior evento de educação na América Latina. No encontro, gestores e outros profissionais puderam entender a importância da adoção de novas tecnologias e metodologias de educação mão na massa nas escolas.

Implementado em diversas escolas ao redor do globo, o Espaço Maker na escola tem, como principal característica, o protagonismo dos alunos. Dentro desse ambiente, eles são capazes de desenvolver novas competências e habilidades, como empatia e senso crítico, e tornam-se aptos a resolver de problemas e desenvolver projetos.

Isso acontece quando a escola é capaz de criar um planejamento inovador junto aos alunos e outro atores dentro da escola. E ainda vamos mais além! Quando ela também trabalha com metodologias ativas dentro de um Espaço Maker como estratégia pedagógica.

 

Leia mais: Metodologias Ativas no Espaço Maker: 4 estratégias para transformar o aprendizado

 

Com todas essas vantagens, por que você ainda não implementou um Espaço Maker na sua escola? Nós vamos te dar quatro razões para você instalar esse espaço ainda este ano em sua instituição! Confira:

 

4 RAZÕES PARA CRIAR UM ESPAÇO MAKER EM SUA ESCOLA AINDA ESTE ANO

 

1. Potencializa os diferenciais da sua escola:

O Espaço Maker é capaz de despertar nos alunos a curiosidade em tentar encontrar soluções para um determinado problema, seja para comunidade ou a própria escola. Nesse ambiente, ele é protagonista do próprio conhecimento e o professor passa a ser um orientador. Ou seja, ele mostra caminhos e opções para chegar à resolução do problema, atuando também na consolidação dos aprendizados.

 

 

Ter um Espaço Maker na escola é mais um diferencial para você mostrar aos pais que sua instituição está alinhada às inovações educacionais. Não só isso! De que demonstra compromisso com a formação dos alunos para os desafios atuais e futuros.

 

2. Atrai mais alunos para o próximo ano letivo:

 A criação de um espaço maker ainda este ano permitirá à sua escola:

  • Preparar o ambiente adequadamente,
  • Adquirir ferramentas e equipamentos,
  • Capacitar educadores e facilitadores,
  • Divulgar o espaço maker – bem como a metodologia utilizada –, ampliando, com isso, o público-alvo da instituição e a possibilidade de captar e reter alunos.

3. Apresenta novas abordagens educacionais

Mais do que um ambiente dedicado a ensinar, a escola pode e deve ser um ambiente voltado para a construção do conhecimento e de novas competências para a vida. Por meio das atividades mão-na-massa, do estimulo ao desenvolvimento da criatividade, da inovação, da autonomia e da capacidade para resolver problemas. É exatamente isso que o Espaço Maker promove.

A construção de um espaço como este permite a implementação de novas abordagens, como é o caso do Currículo de Cultura de Inovação (CCI) do Nave à Vela.

Um bom exemplo dos resultados que se pode alcançar a partir da adoção da metodologia Nave à Vela pode ser visto no Colégio Mackenzie Tamboré que há um ano aposta em nosso Currículo:

 

 

 4. Alunos mais preparados para os desafios do Século XXI

 Além de gerar uma associação automática da imagem de sua escola à de uma instituição inovadora – graças ao alinhamento da grade curricular tradicional com projetos interdisciplinares – um espaço maker pode fazer muito mais pelo seu colégio.

Como um ambiente convidativo, aberto e propício para o desenvolvimento socioemocional das crianças, os espaços maker implementados com a participação do Nave à Vela possibilitam que o aluno se expresse, aprenda e crie soluções, por meio de seus erros e acertos.

Nesse sentido, os estudantes conseguem desenvolver um olhar mais crítico e maior autopercepção. Isso contribui tanto para a aprendizado de outras disciplinas, quanto para o seu desenvolvimento fora da sala de aula.

 

Espaço maker na escola

Dentro do espaço maker na escola, os alunos são estimulados a participar do processo de aprendizado de maneira mais ativa

 

Os pais como embaixadores do Espaço Maker de sua escola!

 Que o Espaço Maker pode chamar a atenção dos pais você já sabe. Então, por que não transformá-los em aliados na divulgação dos benefícios deste ambiente e dos diferenciais que ele agrega à escola?

Quando os pais têm acesso a uma proposta estruturada, como é o caso do Currículo de Cultura de Inovação do Nave à Vela, eles entendem que a escola tem um compromisso com a inovação e o desenvolvimento dos estudantes.

A partir daí, e ao longo do ano letivo, eles são transformados também em entusiastas dos projetos, assumindo papel ainda mais ativo no cotidiano dos filhos. Como as atividades propostas em um espaço maker acabam ultrapassando os muros da escola, os pais acabam por se conectar com os temas e soluções debatidos no dia a dia escolar. Esta participação ativa pode fazer também com que os pais passem a atuar como embaixadores da escola, divulgando o espaço e a metodologia para outros pais e membros da comunidade.

 

Atividade no espaço maker na escola

Diferentes atividades podem ser trabalhadas dentro do espaço maker na escola. Já imaginou seus alunos criando um piano de frutas com Makey Makey (programão em blocos)?

 

Espaço Maker na escola e a Cultura de Inovação: como começar?

Aqui no Nave à Vela, acreditamos que o Espaço Maker na escola tem o potencial para reinventar o contexto das instituições e difundir a Cultura de Inovação entre alunos dos ensinos fundamental e médio.

Nos espaços que ajudamos a implementar, os alunos desenvolvem projetos interdisciplinares, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que se conectam à promoção de competências indispensáveis para o futuro como:

  • Autonomia
  • Colaboração
  • Empatia
  • Resolução criativa de problemas

 

Quer saber mais sobre o Nave à Vela e implementar um Espaço Maker em sua escola ainda este ano? Clique aqui.

comentários